Manejo Sanitário de Suínos

setembro 26, 2023

Quando se fala em produtividade na granja, sabemos que esse objetivo não é atingido por acaso. Isso se deve a toda a variedade de pontos críticos durante o processo produtivo, como: bem-estar, nutrição, planejamento da granja e, não menos importante, manejo sanitário.

Manejo sanitário é o conjunto de atividades planejadas e executadas com regularidade, tendo o objetivo de prevenir e manter a saúde do rebanho. Assim, não podemos considerá-lo apenas como medidas isoladas dos outros pontos críticos da produção ou como ações esporádicas, mas, sim, como parte constante e fundamental da linha produtiva e que está diretamente relacionada à saúde, bem-estar, nutrição e manejo, por exemplo.

Ademais, não se pode pensar em manejo sanitário sem que se remeta à biosseguridade, que deve ser desenvolvida e implementada como um conjunto de políticas e normas operacionais rígidas que têm como função proteger o rebanho contra a introdução de qualquer agente infecto-parasitário. E para que seja feito um programa de biosseguridade de qualidade é necessário avaliar e planejar a tomada de decisão para cada propriedade especificamente. 

Para isso, é necessário um acompanhamento técnico Veterinário que busque entender como as doenças infecto-parasitárias são introduzidas e se propagam na granja, possibilitando uma tomada de ação nos elos da biosseguridade. Ou seja, sendo feito o estudo daquele caso e tendo conhecimento de biosseguridade, podemos aplicar medidas sobre isolamento dos animais (ambiente controlado, separação de animais por idade e localização do sistema de produção), controle de pessoas e de tráfego na granja, higienização das instalações, vacinação e medicações, monitoramento sanitário e, por fim, educação continuada (treinamento e motivação de equipe).

Portanto, para que um bom manejo sanitário seja empregado e possa render frutos na granja, é necessário seguir um plano de biosseguridade à risca, que tenha foco na possibilidade de entrada de patógenos, que mantenha registro de todas as atividades e que prepare muito bem sua equipe.

Ficou com alguma dúvida ou gostaria de levantar alguma questão sobre o tema?! Entre em contato conosco em qualquer uma de nossas redes!! Estamos abertos para te orientar da melhor forma!!