Boas Práticas de Fabicação

junho 14, 2023

As Boas Práticas de Fabricação (BPFs) são um conjunto de ferramentas fundamentais tanto para o agricultor quanto para o empreendedor rural, constituindo-se na garantia de segurança aos alimentos para os consumidores, além de agregar qualidade ao produto final.

São medidas que devem ser realizadas desde a recepção da matéria prima até o rastreamento dos produtos finais, e que explicam como devem ser: as instalações industriais, incluindo suas paredes, os tetos, os pisos da área de processamento, o piso externo, o esgotamento industrial, as janelas, a iluminação e as instalações elétricas da indústria; o treinamento da equipe da agroindústria, que deve ser periódico e constante, abordando as práticas sanitárias, manipulação de alimentos e instruindo como realizar a higiene pessoal (lavar as mãos, uso de equipamentos de proteção individual -EPIs e a conduta dentro da instalação); as operações, que envolvem desde o recebimento da matéria-prima, controle de estoque, processamento, embalagem e armazenamento do produto final; controle de pragas, que corresponde à medidas necessárias para evitar insetos, roedores e pássaros na área da indústria, e, por fim, os registros, documentação e rastreabilidade.

Esse procedimentos são descritos em um manual de BPFs que também deve conter os procedimentos operacionais (POPs), os quais estabelecem instruções sequenciais necessários para a produção e de uso de equipamentos como: requisitos higiênico-sanitários dos edifícios; manutenção e higienização das instalações dos equipamentos e utensílios; controle da água e abastecimento; controle integrado de vetores e pragas urbanas; capacitação de profissionais; controle de higiene e saúde dos manipuladores; manejo de resíduos, e controle e garantia de qualidade do alimento preparado, devendo estes serem descritos de forma clara e objetiva.

Os procedimentos devem ser descritos de forma objetiva e as etapas são numeradas. Não existe um modelo formal para o registro dos POPs, mas deve conter o cabeçalho e rodapé, além de planilhas para registros e controles.

É importante ressaltar sobre o ponto de higienização do ambiente e equipamento de utensílios, no qual a sanitização deve ser feita sempre antes do uso do equipamento e no final do expediente, e lembrar que será só eficaz quando a limpeza tiver sido bem realizada. A higienização deve sempre apresentar três etapas: pré-lavagem, lavagem e enxágue.

As BPFs apresentam muitas vantagens para a indústria de alimentos, pois sua aplicação adequada leva à padronização do processamento industrial; mantendo a confiança nos alimentos que são exportados, garantindo segurança ao alimento, e, assim, permitindo que o produto seja adequado para o consumo humano, reduzindo, por conseguinte, as perdas e descartes de alimentos e adequar o estabelecimento às normas vigentes.

E como a EMVEP JR. pode te ajudar? Nós realizamos atividades relacionadas às BPFs analisando e desenvolvendo manuais visando a adequação da produção, e assim atendendo as exigências legais das agências de saúde e vigilância sanitária.