Dietas Naturais: casos indicados e benefícios

abril 21, 2023

A alimentação natural é um assunto muito discutido na atualidade, porém,  ainda apresenta diversas controvérsias quanto ao seu oferecimento, como por exemplo se pode ser indicada para todos os tipos de animais, ou quanto à suplementação, quanto às quantidades, qualidade da saúde odontológica do animal, saciedade, etc. O texto de hoje traz um pouco sobre em quais casos as dietas naturais são mais indicadas ou apresentam melhores resultados principalmente em relação à saúde e qualidade de vida dos nossos pets, ressaltando as vantagens e desvantagens deste tipo de dieta.

Um dos principais motivos pelos quais tutores são aconselhados a ministrar dietas naturais para os seus pets ainda é o sobrepeso. Isso se dá principalmente ao volume ingerido por caloria do animal, ou seja, com uma alimentação natural o pet consegue ingerir uma quantidade maior de alimento em gramas do que uma ração convencional. Essa comparação agrada muito os tutores, visto que seus pets ficam mais saciados, muitas vezes comendo menos calorias. Esse aumento do volume em relação às calorias é devido principalmente pela quantidade de água do alimento, uma vez que rações convencionais possuem baixa quantidade de água principalmente por conta da preservação do alimento.

A dieta “caseira”, ou alimentação natural, é indicada para qualquer animal quando estipulada por um veterinário, sendo balanceada, além de conter pelo menos 70% de água, o que facilita a digestão dos alimentos e protege os rins do seu cãozinho.

Estas dietas têm índices ideais de proteína animal, carboidratos não inflamatórios de baixo índice glicêmico, gorduras saudáveis e nenhum tipo de aditivos químicos como conservantes, corantes ou estabilizantes artificiais,  que permite que possam ser indicadas para cães de qualquer idade e raça. Essa alimentação reduz a incidência de doenças de pele, alergias e mantém a pelagem saudável, além de também oferecer a possibilidade de variar o cardápio de acordo com os gostos e necessidades do seu pet.

 A alimentação natural também é muito utilizada em pets que apresentam diabetes, isso ocorre devido ao alto teor de fibras presente nas dietas naturais e ao baixo teor glicêmico, causado por uma menor quantidade de carboidratos simples, o que ajuda a manter o índice glicêmico natural mais baixo quando em comparação com o fornecimento de ração para animais com a mesma condição.

Quanto aos doentes renais crônicos, a dieta natural também pode ser indicada, principalmente pela liberdade de fazer mudanças nas dietas formuladas. Um dos principais motivos para essa indicação é novamente, a quantidade de água presente na dieta natural que é superior à da alimentação convencional. Outro motivo é a personalização, visto que doentes renais precisam de dietas com maior taxa de lipídios para aumentar a palatabilidade, uma vez que costumam apresentar inapetência, assim como a diminuição da quantidade de proteína, uma vez que dietas ricas em fósforo não são indicadas a pacientes renais devido à metabolização do mesmo pelos rins.

Assim, tanto animais saudáveis quanto animais com problemas de saúde podem se beneficiar da alimentação natural por ela ser totalmente individualizada, priorizando os nutrientes que o animal mais necessita naquele momento. É importante ressaltar, porém, que a alimentação natural precisa ser prescrita por um médico veterinário. Portanto, apesar de todo apelo existente sobre as dietas baseadas em alimentos menos industrializados e naturais para os nossos pets, é necessário que fique claro que apesar de ter diversos benefícios, a alimentação caseira pode não suprir todas as necessidades nutricionais de cães e gatos. Para que a demanda dos pets por minerais como cálcio e fósforo seja atendida, por exemplo, o uso de suplementos é necessário e deve ser feito pelo médico veterinário.